Dia Internacional da Família

Família, Fonte de Vida e Construtora

No dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família.

Para que este dia não passe ao lado, a APFN (Associação Portuguesa de Famílias Numerosas) lançou uma lista de sugestões a todas as famílias para terem uma " Semana Diferente":

2ª feira: Ouvir apenas as notícias na rádio e desligar a TV; jantar em família e, depois de todos ajudarem a pôr e levantar a mesa, fazer um “jogo familiar”, antes de os mais novos irem para a cama (por ex. de mímica, ou um “quem é quem?” com perguntas para identificarem uma pessoa conhecida de todos).

3ª feira: Desligar a TV, jantar em família (desta vez, preparado pelo pai ou pelos filhos mais velhos) e, depois do jantar, ao som das velhas músicas do tempo dos pais, ou ao som de ritmos mais modernos, organizar uma sessão de “dança em família”.

4ª feira: Antes, ou depois do jantar, um passeio a pé, em família, à volta do quarteirão, ou até aos balanços do jardim mais próximo.

5ª feira: Desligar a TV, jantar em família e, depois de uma boa ajuda na cozinha, de acordo com as idades dos filhos, lerem uma história aos mais novos, antes de eles irem para a cama.

6ª feira: Desligar a TV e, antes ou depois do jantar, irem à locadora de vídeo alugar um bom filme, adequado às idades e interesses dos filhos (embora nem sempre seja fácil…) para ser visto e “conversado” em família, num bate-papo familiar.

Sábado: manhã de limpeza, arrumação e compras, depois de distribuídos os encargos por toda a família de acordo com respectivas idades. De tarde, um Almoço ou Lanche “pic-nic” fora de casa em passeio familiar, que até pode servir para descobrirem locais preferidos por turistas mas que vocês mesmo desconhecem de todo.

Domingo: Manhã desportiva em família no clube ou no parque mais próximo de casa, ou noutro espaço ao ar livre. Ou juntar um grupo de amigos com filhos e organizar um passeio de famílias, por parques ou cidades próximas, ou mesmo organizar um rally-paper (*) de famílias! Terminar com um bom sorvete ou uma bela guloseima para cada um…

E, por que não convidar os Avós para lanchar e/ou tios? E se é religioso, naturalmente, nem é preciso lembrar de ir ao serviço religioso em família, à mesma hora, e agradecer esta semana diferente…

Depois, se tiverem gostado e se, como esperamos, os resultados tiverem sido positivos (com menos gritos, menos discussões, mais atenção a todos, mais alegria, mais mimo, mais entreajuda…), não se esqueçam de nos fazerem chegar as vossas impressões… contem-nos que outras ideias brilhantes tiveram e, pouco a pouco, tenham a coragem de mudar os vossos estilos de vidasejam felizes!

* Um Rally-Paper é um passeio de automóvel realizado em diferentes carros, em que cada equipe segue no seu veículo, com um percurso secreto, descoberto através das pistas e das perguntas que se tem de responder. Pelo meio do percurso, é necessário parar muitas vezes para resolver charadas e cumprir missões. No final um almoço ao ar livre ou num sítio bem típico. Enquanto se espera, durante a tarde, pode haver muita animação tipo aventura, jogos tradicionais, música para dançar, karaoke, ou um passeio cultural.


Santuário da Medalha Milagrosa - Uberaba/MG.