Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba

A ESTELAU (Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba) inserida ao contexto formativo do Documento de Aparecida, fortalecida pelas Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc. da CNBB 87) e assumida solenemente na Assembleia Arquidiocesana de nossa Igreja Particular (11º PAPIU), convida os leigos, a gentes de pastoral, lideranças de nossas comunidades... para ingressarem no curso de teologia.

Nossa caminhada aqui em Uberaba rendeu muitos frutos ao longo dos anos, foram três turmas que fizeram nosso curso até hoje. A última turma concluiu o curso na Celebração Eucarística do dia quatro de dezembro, às 19h, na Igreja do Santíssimo Sacramento (Uberaba).

Na celebração, presidida pelo nosso arcebispo Dom Aloisio Roque Oppermann foi destacado a importância do curso para os leigos de nossa arquidiocese. Também os alunos concluintes foram motivados a persistirem na busca pelos mistérios do Reino de Deus.

Estamos a preparar a quarta turma que fará o curso teológico nos próximos dois anos e seis meses. Nossa caminhada iniciará no dia 5 de fevereiro de 2009, no Centro Pastoral João Paulo II (cúria), por isso pedimos aos padres que motivem e possam ajudar nossos paroquianos a fazerem parte de nossa escola teológica.

Diante da atual sociedade pluralista e secularizada, faz-se necessário reforçar uma (cf. doc. da CNBB, 87, n. 88) “clara e decidida opção pela formação dos nossos leigos (discípulos missionários) – os membros de nossas comunidades” (DA, n. 188).

Portanto, investir em nossos leigos é conscientizá-los de sua vocação e compromisso com a causa do Reino de Deus. Conscientizar é clarificar a “identidade católica mais pessoal e fundamentada” (DA, n. 190) na Sagrada Escritura através de uma aprendizagem gradativa.

As aulas na ESTELAU acontecem sempre às quintas-feiras, das 19h até as 22h20m. São encontros fraternos e motivadores que despertam nos fiéis o ardente desejo pela busca do saber, sobretudo quando estudamos a Sagrada Escritura, as partes dogmática e pastoral da teologia, entre outras áreas do curso.

Venham! Participem conosco! “Olhamos para Jesus, o Mestre que formou pessoalmente a seus apóstolos e discípulos. Cristo nos dá o método: ‘venham e vejam’ (Jo 1,39). ‘Eu sou o caminho, a verdade e a Vida’ (Jo 14,6)” (DA, n. 276).

Contudo, possamos aproveitar essa oportunidade que nossa arquidiocese nos oferece, porque conhecer o mistério nos encoraja a viver plenamente nossa vocação de discípulos missionários, porque “a esperança continua presente em nossos corações, pois a história não terminou” (cf. Mons. Juvenal Arduini), ela simplesmente acontece e nós precisamos dar um rumo a ela. Só depende de nós, para vermos a solidificação do Reino de Deus em nossa sociedade.

Pe. José Rinaldo da Silva
Assessor Espiritual
jrinaldos@hotmail.com