Câmara de Uberaba homenageia Dom Roque

O Arcebispo Dom Roque Oppermann foi homenageado em sessão solene pela Câmara Municipal de Uberaba, na noite desta terça-feira (12), pelos seus 50 anos de vida sacerdotal completados no último dia 29 de junho.


A proposição de homenagem é de autoria do vereador Almir Silva   R.A sessão contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Luiz Dutra – PDT, o vice-prefeito Paulo Mesquita, padres e fiéis.

Ao entregar o título a dom Roque, o vereador Almir Silva falou da honra em poder prestar tal homenagem, ressaltando que entendia o ato como um presente dos céus, afinal estava homenageando um homem de Deus como Dom Roque.

Ao discursar dom Roque Oppermann enfatizou a sua alegria diante da homenagem e estendeu-a a todos os bispos e padres que viveram ou ainda vivem na diocese de Uberaba. “Olhando para traz, para estes 50 anos, digo que foi uma graça ter sido ordenado padre e poder prestar serviços ao povo de Deus e a Igreja,” sentenciou ele.

Num segundo momento, dom Roque aproveitou para lembrar e homenagear dom Alexandre Gonçalves do Amaral, um de seus antecessores. “Este que foi de fato um grande homem. Viveu 96 anos, sendo que destes, 73 como padre e 66 anos como bispo. Dirigiu o povo da arquidiocese por 39 anos e durante o período foi considerado o maior orador sacro do Brasil,” arrematou dom Roque lamentando a perda do irmão no episcopado no começo de 2002.

Ainda fazendo uso da palavra o vice-prefeito Paulo Mesquita intitulou dom Roque como o verdadeiro apóstolo que defende os mais fracos e sofredores. Já o presidente  Luiz Dutra frisou que a Câmara com este ato homenageia um dos homens mais importantes da história de Uberaba, que por mais de 15 anos, num trabalho integro, de amor e paz guiou o povo da arquidiocese no caminho de Deus.

Natural de São Vendelino – RS, dom Roque Oppermann foi ordenado padre em 1961 na cidade de Taubaté – SP e depois, em 1983, fora nomeado bispo pelo Santo Padre passando pelas dioceses de Ituiutaba e Campanha, sendo que em 1.996 foi promovido a arcebispo e assumiu a Arquidiocese de Uberaba, onde permanece até hoje.

Rubério Santos / Assessor de Imprensa
Uberaba, 13 de julho de 2011