ENCONTRO COM DEUS

                                                 Dom Benedicto de Ulhoa Vieira
                            Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Uberaba/MG.
                          Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Estamos em plena quinzena da preparação da festa de Nossa Senhora da Abadia, que comemoramos sempre no dia 15 deste mês, dia da Assunção de Maria Santíssima ao céu.
 
O livro do Apocalipse, na leitura da Missa, descreve Maria como a mulher revestida do sol, tendo sob os pés a lua e, na fronte, luminosa coroa de estrelas douradas. No colorido das imagens, quis o autor do Apocalipse (cap. 12) mostrar a excelcitude do trono da Mãe de Deus, glorificada na pureza de seu corpo, que foi o misterioso tabernáculo de Jesus.
 
Este é o texto e a mensagem na Missa do dia. E logo após, a Igreja proclama o texto de São Paulo (1º Cor 15), dando-nos a certeza da ressurreição futura de nosso corpo por influxo causal de Cristo ressuscitado.
 
É nesta perpectiva de fé que a Igreja celebra a assunção gloriosa de Maria, Mãe de Cristo, e nos coloca espiritualmente – alma elevada – na contemplação da Mãe de Jesus. E é nesta visão de fé que, servindo-nos da festa da Assunção de Maria Santíssima, comemoramos a nossa festa da Abadia.
 
A devoção à Mãe de Deus nestes dias da festa, além das celebrações litúrgicas e de nossa piedade pessoal, oferece aos fiéis ocasião para aproximarem-se do sacramento da penitência, pela presença de muitos sacerdotes que se poem à disposição dos que dessejam abeirar-se desta fonte de graças. Isto, sobretudo em Romaria, para onde acorrem pessoas que habitualmente não têm, no meio rural onde moram, a facilidade de confessores à disposição. Para muitos a única ocasião de se encontrarem com o sacerdote para atendê-los e ouví-los é esta – a festa da Abadia. São momentos pois de ricas graças divinas.
 
Pode-se dizer que os santuários de Nossa Senhora são os pontos altos, para onde sobem os que buscam as bênçãos do Coração de Deus. E de lá descem iluminados e enriquecidos para serem, na aridez da estrada, os semeadores do bem e do amor.
 
Festa da Abadia: momento feliz de encontro com Deus na casa de Maria Santíssima.

Publicação autorizada para o site - www.mosteiroimaculadaconceicao.org.br
Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - Uberaba/MG