Hipótese: o câncer seria causado por um fungo?

Um dos assuntos mais discutidos entre a comunidade científica mundial refere-se aos testes e pesquisas com substâncias que podem inibir a multiplicação de células cancerosas. A cada dia, novas pesquisas surgem e novos médicos e pesquisadores se destacam com suas hipóteses e descobertas. Nos últimos anos, uma teoria que tem despertado uma atenção especial é a do oncologista italiano, Dr. Tullio Simoncini.

Ainda que não muito divulgado na mídia, o seu estudo já tem sido alvo de discussões intrigantes nos simpósios e eventos relacionados à Oncologia. Isto porque o médico apresenta uma visão sobre o câncer bem diferente do que prega a medicina convencional. Para ele, o câncer é resultado de uma infecção causada por fungos e o seu combate pode estar associado à ingestão de bicarbonato de sódio, um alimento altamente alcalinizante (aumenta o pH do sangue, reduzindo a sua acidez) e que também tem propriedades antifúngicas.

Dr. Simoncini iniciou a sua investigação a partir de uma constatação básica preliminar: “todos os pacientes que tem câncer possuem muitas aftas. Ora, se a afta é causada pelo fungo Candida albicans, o câncer também não poderia estar relacionado à presença infecciosa deste fungo?” E então, o médico passou a analisar o aspecto dos tumores, chegando a uma segunda conclusão, que ele apresentou em um simpósio internacional, realizado em setembro de 2008. Ele afirmou que o tumor é uma massa porque é uma infecção, porém, um tipo de infecção bem diferente da bacteriana. Este aspecto do tumor remete a uma colônia de fungos, que, quando se juntam, formam exatamente uma massa branca (a mesma que é vista nos exames e testes oncológicos). Assim, Dr. Simoncini passou a pregar que o câncer é o resultado de uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e suas variantes. Para ele, o tumor não é provocado por uma divisão celular anormal e o câncer não teria relação com a genética. Seus estudos contemplam a idéia de que a infecção fúngica provoca um desequilíbrio no organismo, alterando diversos estados normais de nosso corpo.

E como esta infecção começa? Aí vem a relação com a alimentação e os maus hábitos de vida. Uma dieta rica em açúcares e gorduras provoca a acidez de nosso sangue. Nesta condição, muitas bactérias naturais ao nosso organismo e que ajudam a combater a proliferação dos fungos morrem, e então, são criadas as condições para que os fungos (que também já existem em pequenas quantidades em nosso corpo) se reproduzam e proliferem, criando uma situação infecciosa. O bicarbonato de sódio, como um alcalinizante natural e também um antifúngico, entraria no combate a esta infecção e, de acordo com experimentos realizados pelo Dr. Simoncini, muitos casos de portadores de câncer tratados com o bicarbonato tiveram resultados bastante satisfatórios, com a redução e até a eliminação do tumor.

É claro que devemos ter uma cautela muito grande e, antes de qualquer iniciativa, vale buscar se informar bastante e pesquisar sobre dados concretos referentes à hipótese. É fundamental ter o acompanhamento de um médico para que todo e qualquer procedimento seja realizado da maneira correta. Para se informar mais sobre a pesquisa do Dr. Tullio Simoncini, acesse o seu site: http://www.curenaturalicancro.com

 
Dr. José Fábio Lana - Ortopedista, Especialista em Cirurgia do Joelho, Ombro, Medicina Esportiva e Regeneração. Pós-graduando do Laboratorio de Biomateriais em Ortopedia (LABIMO-UNICAMP) e da Faculdade de Engenharia Química (UNICAMP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho(SBCJ), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC), da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Comitê de Traumatologia Desportiva (SBOT), da Internacional Society of Artroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sport Medicine (ISAKOS), da International Cartilage Repair Society (ICRS). É o Diretor do Instituto de Pesquisas em Medicina Esportiva, Ortopedia e Regeneração (IMOR) de Uberaba-MG. www.imor.com.br / josefabiolana@institutomor.com.br

Publicação autorizada para o sitewww.mosteiroimaculadaconceicao.org.br
Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - Uberaba/MG