Alimentos alcalinizantes podem ajudar no controle do câncer

Ter uma alimentação saudável é muito mais do que garantir uma maior qualidade de vida. Pesquisas tem revelado que é possível não somente prevenir doenças como também tratá-las ou evitar a sua evolução através de uma dieta rica em nutrientes. Este é o caso da relação entre a dieta alcalinizante, da qual temos falado nas últimas colunas, e a prevenção e controle do câncer. Isso mesmo: pesquisadores europeus tem constatado que uma dieta baseada em alimentos alcalinos (verduras, frutas, ervas e grãos específicos) pode ajudar a combater tumores. Isso porque o aparecimento destes tem uma relação direta com o oposto do processo de alcalinização: a acidez do sangue.
Para iniciar este debate, vamos ao ciclo que fez os pesquisadores chegaram a esta conclusão: todos nós possuímos bactérias e fungos que vivem naturalmente em nosso corpo. Quando ingerimos uma quantidade excessiva de açúcares, por exemplo, estamos alimentando estes microorganismos, que começam a crescer e se desenvolver de maneira descontrolada. Em número maior do que o “permitido” pelo nosso organismo, esses fungos e bactérias começam a produzir uma grande quantidade de toxinas, que são liberadas em nossa corrente sanguínea. E, para processar essas toxinas, o nosso fígado faz um trabalho dobrado, eliminando uma quantidade muito grande de ácidos, e tornando os tecidos com um pH desequilibrado.
Já foi verificado que as aftas costumam aparecer em nossas mucosas quando estamos com um sangue muito ácido, e o que os médicos pesquisadores conseguiram constatar também é que a maioria das pessoas que têm câncer possuem muitas aftas. Disto, deduz-se que o câncer tem uma propensão maior a se desenvolver em meio ácido. E ainda: sabe-se que há uma redução do aporte de oxigênio em ambiente ácido. Isto provoca a morte de células saudáveis. E, contrariamente, em ambiente alcalino, as que morrem são as células malignas.
Dois médicos, o americano Dr. Robert O.Young (Doutor em Medicina, Microbiologia e Nutrição) e o italiano Dr. Túlio Simoncini, tem estudado a fundo o Bicarbonato de Sódio, considerado um alcalinizante natural, e sua relação com o controle do crescimento de tumores cancerosos. Após vários testes, constataram, em suas pesquisas individuais, que esta substância tem um altíssimo poder de contenção da degeneração dos tecidos, contribuindo para o processo de cura do câncer. O Bicarbonato foi aplicado (através de procedimentos médicos) em pacientes com câncer e obteve-se um resultado bastante satisfatório. (Veja mais detalhes em http://www.cancerfungus.com). Assim, deduz-se que o poder de alcalinização do sangue tem uma influência direta no controle da doença, ao passo que a acidez pode ter uma relação muito grande com o aparecimento de tumores.
Portanto, fica o alerta e a dica de que se busque a prevenção através de uma alimentação menos ácida (evitar açúcares e amidos, alimentos industrializados, proteína animal e excessos) e priorizando-se alimentos alcalinizantes em sua essência: os vegetais em geral, livres de agrotóxicos e outras substâncias químicas. Prevenir é a melhor forma de garantir longevidade e uma vida mais saudável. Pense nisso!

 
Dr. José Fábio Lana - Ortopedista, Especialista em Cirurgia do Joelho, Ombro, Medicina Esportiva e Regeneração. Pós-graduando do Laboratorio de Biomateriais em Ortopedia (LABIMO-UNICAMP) e da Faculdade de Engenharia Química (UNICAMP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho(SBCJ), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC), da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Comitê de Traumatologia Desportiva (SBOT), da Internacional Society of Artroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sport Medicine (ISAKOS), da International Cartilage Repair Society (ICRS). É o Diretor do Instituto de Pesquisas em Medicina Esportiva, Ortopedia e Regeneração (IMOR) de Uberaba-MG. www.imor.com.br / josefabiolana@institutomor.com.br

Publicação autorizada para o sitewww.mosteiroimaculadaconceicao.org.br
Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - Uberaba/MG