Dom Benedito comemora 40 anos de vida episcopal

                                                 Dom Benedicto de Ulhoa Vieira
                            Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Uberaba/MG.
                          Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Cerca de 60 pessoas, entre padres, diáconos e leigas consagradas, além de funcionários da Cúria Metropolitana, participaram nesta quarta-feira (25) de missa em Ação de Graças pelos 40 anos de vida episcopal de Dom Benedito Ulhoa Vieira.
 
A celebração foi presidida por dom Roque Oppermann, enquanto a pregação coube ao monsenhor Geraldo Majela, um dos primeiros padres ordenados por dom Benedito. Ele fez uma comparação entre São Paulo, aniversariante do dia 25 de janeiro e o arcebispo emérito lembrando que ambos saíram pelo mundo afora pregando e convertendo os povos para o cristianismo.
 
Padre Gilberto Araújo agradeceu a Deus os trabalhos desenvolvidos por dom Benedito em nossa arquidiocese. No entanto, disse ele que a característica principal do arcebispo é a de ser pai, com seu afeto peculiar. Dom Roque, por sua vez, citou alguns dos legados de dom Benedito a frente da arquidiocese, como a criação de várias paróquias e, sobretudo, a reabertura do Seminário São José.
 
Restabelecendo da saúde dom Benedito frisou que é uma honra continuar morando em Uberaba, fazendo questão de declarar em público que pretende ser enterrado na Catedral Metropolitana. Ele resumiu aos 40 anos de vida episcopal como bênção proveniente da misericórdia de Deus que o aceitou no sacerdócio e episcopado e agora prolonga os seus dias de vida.
 
Numa mensagem ao povo de Uberaba e região, dom Benedito pediu as pessoas para sejam fiéis à doutrina de Cristo, não deixando se levar por nenhum convite contrário ao Santo Evangelho.
 
Dom Benedito Ulhoa Vieira foi sagrado bispo em 25 de janeiro de 1.972, sendo que em Uberaba atuou de 1.978 a 1.996. De 83 a 87 foi vice-presidente da CNBB.
 
 
Rubério Santos
Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba
 
 
Uberaba, 25 de janeiro de 2012