Dom Paulo Peixoto nomeado arcebispo de Uberaba

A notícia publicada no órgão oficial do Vaticano foi passada por dom Roque Oppermann ao clero uberabense durante reunião na manhã desta quarta-feira, dia 07, na Cúria Metropolitana.

Mais de 60 pessoas, entre padres, diáconos e seminaristas participaram da reunião que anunciou dom Paulo Mendes Peixoto, 61 anos, como novo arcebispo de Uberaba. Na oportunidade, dom Roque Oppermann foi nomeado administrador apostólico até a posse do novo arcebispo, que deve acontecer no primeiro domingo de maio.

Aliás, uma comissão composta por quatro padres e dom Roque estará neste dia 08 em São José do Rio do Preto - SP visitando o novo arcebispo. Na oportunidade, segundo padre Ricardo Fidelis, coordenador de Pastoral, o grupo o saudará e o acolherá, colocando-se disponível para o serviço na Arquidiocese. “Também vamos tratar da data para a posse de dom Paulo Peixoto. O que deve acontecer dentro de no máximo 60 dias,” arrematou o sacerdote.

A notícia da nomeação de dom Paulo Peixoto como oitavo bispo e quarto arcebispo de Uberaba foi recebida com extrema alegria pelo clero uberabense. “Estamos aguardando-o com o coração aberto e felizes por Deus ter nos mandado o nosso Bom Pastor para caminhar conosco,” disse Padre Sebastião Ribeiro, vigário Geral da Arquidiocese. Dele, complementou monsenhor Valmir Ribeiro, representante dos Presbíteros, “esperamos o que toda Igreja espera de um bispo, que seja sacramento de unidade e que congregue ao seu redor todas as forças vivas da Arquidiocese, seja no campo religioso, político, de saúde e educação, dentre outros”.

Dom Roque Oppermann também se mostrou contente com o nome do novo arcebispo, pedindo para que todos o recebam bem. “É pessoa de alto gabarito que conheço há mais de 25 anos, tendo sempre se apresentado como pessoa de fácil trato e sensata,” argumentou ele.

Ainda na reunião, dom Roque aproveitou para confirmar que continuará morando em Uberaba. “Vou colocar-me a disposição de dom Paulo e sugerir algumas áreas que espero colaborar, como ministrar aulas na Teologia e Escola para Leigos, atuar na Pastoral Carcerária e auxiliar na Área Pastoral Copacabana,” disse ele, acrescentando que também pretende reforçar a equipe da Rádio Metropolitana e escrever novo livro, agora sobre os sacramentos.

Numa avaliação dos seus quase 16 anos a frente da Arquidiocese de Uberaba, dom Roque Oppermann disse que viveu vários momentos de alegria e outros de preocupações, o que faz parte da vida. Sobre seus trabalhos neste período fez questão de citar a ordenação de 53 padres, 21 diáconos permanentes e a criação de 26 paróquias. Também foi responsável pelo surgimento de centenas de grupos de reflexão, o caderno popular e seminário de Filosofia Nossa Senhora da Abadia.

O novo arcebispo

Dom Paulo Mendes Peixoto é natural de Imbé de Minas – MG, tendo completado 61 anos de vida no último dia 25 de fevereiro. Sua ordenação sacerdotal foi em 1.979, em Caratinga - MG, onde também fora ordenado bispo, em fevereiro de 2005. Em seguida assumiu a Diocese de São José do Rio Preto – SP, onde permaneceu até o dia 06 de março último.

Ainda como sacerdote na Diocese de Caratinga dirigiu 11 paróquias, além de ter sido ecônomo, diretor Espiritual e professor do Seminário Diocesano de Caratinga. Já no episcopado tornou-se bispo responsável pela Rede Vida de Televisão e bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1. O seu lema é “Para o serviço à vida”.

Em sua primeira mensagem ao povo da Arquidiocese de Uberaba, dom Paulo Peixoto demonstrou-se alegre e ao mesmo tempo preocupado com a nova missão assumida. Ainda no documento ele saúda os dois arcebispos eméritos de Uberaba, cumprimenta àqueles que estão diretamente à frente dos trabalhos pastorais, movimentos e associações, especialmente os padres. Também se dirige as autoridades constituídas dos municípios ligados a Arquidiocese e termina convocando cada pessoa de boa vontade, principalmente as lideranças das comunidades, a lutar juntos “para que todos tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10, 10).

Rubério Santos
Assessor de Imprensa
Uberaba, 07 de março de 2012